Carlvieiras 
Criar uma Loja Virtual Grátis
Enquete
Você acha que a música pode mudar o mundo ?
Como ?
Quando ?
Onde ?
Porque ?
Prá Que ?
Ver Resultados



Instrumental no Heavy Metal
Instrumental no Heavy Metal

 

O instrumental, no heavy metal, sempre foi mais considerado do que as letras, principalmente aqui no Brasil, onde não se entendia praticamente nada do que as bandas falavam. O efeito visual das capas e do figurino de cada banda era a única pista para se saber, mais ou menos, do que se tratava. Mas as letras são uma grande parte do todo, grandes poesias, versos de reflexão, revolta e esperança, um verdadeiro manifesto da expressão artística.

 

Eu vou dividir estes temas em quatro partes, cada parte demonstrando as maneiras diferentes que os poetas do metal se expressaram, as influências da época e suas consequências.

 

Na primeira parte, vou falar da evolução do blues, que ficou cada vez mais pesado e acabou se transformando no heavy metal. Depois, falarei da influência de fatos históricos, dos contos de fadas, de um mundo mágico, do estilo glitter de ser. Em seguida, a influência punk, do manifesto social, a revolta contra o sistema e, finalmente, na quarta parte, vou falar do mundo obscuro da magia negra, de Satanás, os "Serial Killers",que é a força do black metal.

 

Então vamos começar pelo blues. Quando as guitarras foram ficando mais pesadas, com o ritmo acelerado e agressivo, as letras acompanharam. Na sua maioria, as letras de blues são relatos de relacionamentos apaixonados, uma adoração à mulher, quase uma submissão completa ao sexo feminino. Também sempre exaltam o lugar de onde vieram, onde nasceram, as belezas da cidade natal e o estilo de vida que queriam ter. O começo do heavy metal seguiu esta tendência. O sentimento de liberdade estava à flor da pele e isto foi levado para a música.

 

STEPENWOLF é considerada umas das bandas pioneiras no estilo e trouxe um sentimento de liberdade que nunca fora escutado antes. Dois exemplos são as faixas clássicas "Born to be Wild" e "Magic Carpet Ride". A primeira fala da liberdade de se sair pelo país em uma moto, desbravando as "higways"

americanas, relacionando as belezas do país. A letra de "Magic Carpet Ride" segue a mesma linha, imaginando uma viagem de tapete mágico, com uma mulher do lado voando pelo mundo.

 

 

"Like a true nature's child / We were born, born to be wild / We can climb so high /I never wanna die / Born to be wild / Born to be wild"

(Como um verdadeiro filho da natureza / Nós nascemos, nascemos para ser selvagem / Podemos escalar tão alto / Eu nunca quero morrer / Nascido para ser selvagem / Nascido para ser selvagem - "Born to be wild", Stepenwolf)

Outro exemplo de pioneirismo é o CREAM, com letras como "Sunshine of you Love" e "Politician". O LED ZEPPELIN também trouxe do blues a sua maneira de se expressar na letras, onde o sentimento "blue" esta por toda a parte. "Since I´ve been Loving You", "A Whole Lotta Love" e "Living Loving Maid" são três exemplos de letras que abordam as relações com as mulheres. "Dancing Days", "Riverside Blues", "The Song Remains the Same" são letras que falam da época e dos locais em que a banda estava vivendo.

 

 

"You know it's alright / I said it's alright / I guess it's all in my heart / You'll be my only, my one and only / Is that the way it should start?"

(Você sabe está tudo bem / Eu digo que está tudo bem / Você sabe que isso é tudo em meu coração / Você será somente minha, única e somente / É essa a forma de se começar? - "Dancing Days", Led Zeppelin)

O DEEP PURPLE já trouxe uma maneira bem mais agressiva e alcoólica de se tocar. "Highway Star", "Smoke on the Water", "Burn", "Strange Kind of Woman" tem todas as características das letras herdadas do blues.

 

 

"Nobody gonna take my car, I'm gonna race it to the ground / Nobody gonna beat my car, it's gonna break the speed of sound / Oh it's a killing machine it's got everything / Like a driving power big fat tires everything"

(Ninguém vai pegar o meu carro / Eu vou pisar fundo / Ninguém vai vencer o meu carro / Ele vai romper a velocidade do som / Oh ele é uma máquina mortal / Ele tem tudo / Como um motor potente, superpneus e tudo mais - "Highway Star", Deep Purple) 

Nesta primeira parte colocaria também bandas como WHITESNAKE, THIN LIZZY, ELP, JIMMI HENDRIX, AC/DC e THE KINKS.

  

Carlvieiras !